domingo, 20 de dezembro de 2009

"Awake...shake dreams from your hair my pretty child my sweet one,Chose the day and choose the sign of your day,the day's divinity,the first thing you see"...

Para quem não sabe,isto são as primeiras palavras da música "Ghost Song",dos The Doors,na minha opinião,uma das melhores bandas de todos os tempos.Porquê ?Porque possuíam as maiores virtudes que qualquer banda que indadvertidamente ou nao, aspire a ser "de culto" tem obrigatoriamente de possuir sendo elas,muito sucintamente,criatividade/complexidade e carisma.
Qualquer banda que se queira tornar "de culto",tem obrigatoriamente de ser carismática,e a sua complexidade vai estar directamente relacionada á duraçao do seu sucesso,que em muitos casos se prolonga de geração em geração,esperemos que infinitamente.O mesmo se aplica a filmes - não consigo,por exemplo,ver o Fight Club,sem estabelecer uma nova analogia,nem ver o Donnie Darko e não gostar mais do filme do que da última vez que o vi.Porquê ?Basicamente pela complexidade dos enredos (que nao se deixam enredar pela mesma fútil e redundante teia dos blockbusters), argumentos criativos e, principalmente,pelos finais "carismáticos". Decerto haverão pessoas que nao gostaram de Fight Club,Donnie Darko,Eternal Sunshine of The Spotless Mind,mas os grandes filmes ,tornam-se grandes filmes a partir do momento em que o rácio "não gostei muito - AMEI o filme!!!" pende para o segundo...e de que maneira nestes casos :)..

1 comentário:

  1. Tens razão, Jim Morrison e os Doors foram e são isso mesmo. Não sei se quiseram realmente tornar-se uma banda de culto. Estou convencido de que, por vezes, quanto mais se quer, menos se consegue... sobretudo nesse campo. Mas é indiscutível que atingiram, por mérito próprio, esse estatuto, tanto pela qualidade de letras e músicas como pelo estar em palco e pelo estar na vida. Está no You Tube o vídeo de 13 minutos do extraordinário "The End". Caso não saibas, Mr.. Até um destes dias, que ando um bocado fora do Trivia :)

    ResponderEliminar